Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home3/baldoi13/public_html/wp-includes/media.php on line 1150
Saber se comunicar eficazmente e vender nossas ideias e sonhos é trilhar o caminho do sucesso.
Nosso sistema de expressão oral envolve a comunicação que fazemos com o corpo, mente, emoção, espírito e sociabilidade. Ao nos comunicar, manifestamos toda nossa essência.
Como disse Noah Webster, “Nossa linguagem, assim como a fala, foi o presente imediato de Deus”.
Todos os grandes realizadores foram ou são excelentes comunicadores. Albert Einstein, Mahatma Gandhi, Bill Gates, Ted Turner, Winston Churchill, Walt Disney e outros gênios realizadores aprimoraram continuamente a arte de comunicação.
Foi através do aprimoramento da capacidade de comunicar e apresentar que estes líderes conseguiram apoio para realizar seus sonhos, ideias e projetos.
Algumas dicas valiosas de comunicação e de apresentações:
Primeira dica: tenha em mente que ninguém nasce pronto. A eficácia é conquistada com treino, coragem e perseverança. Então pratique, pratique, pratique.
Segunda dica: ninguém dá o que não tem. É preciso estar aprendendo algo novo todos os dias, ser um eterno aprendiz. Estar consciente de nossos limites e capacidades é fundamental para nos comunicar e fazer excelentes apresentações.
Terceira dica: aprenda falar no tom certo. A entonação, além de ser a maneira como as palavras são faladas, expressam nossos sentimentos nas palavras que emitimos. Eu não posso dizer a palavra ‘mamão’ da mesma maneira que digo ‘coração”. Quando digo a palavra “mamão” expresso o nome de uma fruta, enquanto que ao dizer a palavra ‘coração’ expresso sentimentos, emoção, carinho. Dizer “Eu te amo de todo ‘mamão’” é até engraçado, enquanto que dizer “Eu te amo de todo coração” expressa o que sentimos pela pessoa com quem estamos nos comunicando.
Quarta dica: evite usar a palavra ‘eu’, use a palavra “nós”. Tudo o que realizamos de extraordinário envolve outras pessoas ou equipes. Por isso, ao comunicar ou fazer apresentações, tenha em mente a inclusão. Quando dizemos “eu fiz” estou expressando meu ego, enquanto que ao dizer “nós fizemos” atribuímos méritos da ação a todos os envolvidos no processo.
Quinta dica: encante seus ouvintes com seu olhar. O olhar representa 83% de nossa capacidade de nos comunicar. Olhar para nosso interlocutor, ou para a plateia é exercer poder e ao mesmo tempo valorizar a nossa audiência.
Olhar para cima, para baixo, “para o horizonte” ou para a tela pode transmitir uma imagem de nervosismo, insegurança ou até mesmo de desconhecimento do assunto. Olhar fixamente para uma pessoa pode causar constrangimentos e desconcentra você.
Distribua o olhar de forma natural e interativa com todos os ouvintes. Assim, além de chamar e manter a atenção das pessoas, consegue perceber a reação da plateia e obter um feedback sobre o andamento da sua apresentação.
Uma das técnicas é ligar a plateia com um fio de aranha imaginário, incluindo todos que te assistem.
Duas dicas de ação e aprimoramento:
1. Leia pelo menos 10 páginas de bons livros todos os dias. Essa atividade é fundamental para contextualizar argumentos, buscar fatos e encontrar em sua mente as palavras adequadas.
2. Aproveite as situações do dia a dia para praticar, seja em festas de amigos, familiares, casamentos ou encontros profissionais. Isso, além de aperfeiçoar sua capacidade de apresentar e comunicar, acaba por estabelecer sua marca como líder astuto que aproveita adequadamente as circunstâncias que se apresentam em sua vida.
Aproveite também e baixe gratuitamente os primeiros capítulos do livro: O líder comunica-se